A ILUSÃO DA MATÉRIA
UMA QUESTÃO A SER EXPLORADA.
UMA QUESTÃO A SER EXPLORADA.
“Nas outras religiões, não há lugar para dúvidas. Temos que acreditar incondicionalmente, mas, o C’han encoraja-nos a começar pela dúvida. Uma pequena dúvida leva-nos a uma pequena realização; uma grande dúvida leva-nos a uma grande realização. Se não há dúvida, não há realização.” (Venerável Mestre Hsiang Yun)
A pequena dúvida implícita no título acompanha-me há muito tempo; mesmo quando a esqueço, uma notícia televisiva, leitura ou internet, chama minha atenção para o assunto.
Resolvi compilar os textos de que me lembro, tentando chegar a uma conclusão. Esses textos e experiências próprias estão listadas na parte 6.
Por que acho que a matéria é uma ilusão, já que eu a vejo, toco, cheiro, ouço e até mesmo posso sentir seu sabor? Tudo é tão real!
Alguns textos alegam que nossos cinco sentidos são os causadores da nossa percepção da matéria, e estão certos. Poucos justificam que todo o mundo aparente são imagens em terceira dimensão (hologramas) e que toda a matéria, energia e tudo que nos rodeia são simulações criadas para que nossos sentidos possam percebê-los fazendo com que acreditemos serem reais.
Para tornar verossímil minhas justificavas, e dar uma sequência lógica ao assunto, inspirei-me na série de livros A SAGA DOS CAPELINOS (principalmente no livro Exilados de Capela) para escrever as partes l e 2.
De onde viemos, para onde retornaremos.
Este é um Universo infinito, incomensurável, invisível, incognoscível. A Física Quântica está tentando desvendar seus mistérios.
Neste Universo vivem Deus, Anjos, Almas Humanas, (conforme deduzi ao ler em meu velho dicionário Lello Universal a definição de espírito=substância incorpórea; Deus, anjos e almas humanas são espíritos.) outros tipos de almas, animais, além de rios, montanhas, florestas, mares etc. e serviu de modelo para a criação de um Universo Virtual Material. (Caibalion – Princípio da Correspondência – “Assim em cima como embaixo; assim embaixo como em cima.”)
As almas humanas, quando encarnadas, habitam um corpo virtual, em um planeta virtual, de um sistema solar virtual, de uma constelação virtual e de uma galáxia virtual. A ÙNICA COISA REAL É A ALMA HUMANA.
Por que criaram o Universo Virtual da Matéria?
No Universo Primordial, os crimes estavam proliferando de uma forma incontrolável. Almas humanas estavam se degradando pelo uso excessivo de drogas, transformando-se em verdadeiros zumbis, com os cérebros totalmente deteriorados.
Roubos para adquirir drogas, contrabando, brigas, atentados, estupros e todas as perversões e crimes imagináveis eram praticados sem nenhum controle pelas autoridades, sendo que algumas delas estavam conluiadas e acobertavam tais atividades e as protegiam visando lucros financeiros.
Esta corrupção em todos os níveis da sociedade, envolvia políticos, juízes, industriais, banqueiros, comerciantes etc.
Como as almas são eternas, o problema só tendia a aumentar.
As autoridades maiores, não envolvidas nesta corrupção, decidiram criar universos virtuais, para onde seriam enviadas as almas que teimavam em praticar crimes.
No Universo Primordial cada um pode escolher o ambiente que quer frequentar a cada momento; basta pensar
No Universo Virtual as almas têm que se adaptar a um ambiente, se não hostil, pelo menos bem menos atraente que só muda pela ação das almas, ou da natureza.
De um verdadeiro Paraíso, as almas criminosas teriam que viver em um ambiente mais pesado e com leis físicas, químicas e biológicas criadas por Deus/computador. Por exemplo, Lei da Gravitação Universal, Lei da Gravidade, Lei da Dureza da Matéria, e muitas outras; afinal, é o nosso Universo Virtual.
Não sei como tudo foi criado, mas, tentando descobrir, parti da seguinte premissa: O que caracteriza a matéria é o ÀTOMO.
Para raciocinar a respeito, como estudei física há décadas, procurei a ajuda do CHAT GPT e mantive o seguinte diálogo:
Eu – Defina átomos e moléculas.
Chat GPT – Átomos são as menores unidades de um elemento químico que mantém suas propriedades características. Eles consistem em um núcleo central, composto de prótons e nêutrons, cercado por uma nuvem de elétrons.
Moléculas: São agrupamentos de dois ou mais átomos que estão quimicamente ligados entre si. Elas podem consistir em átomos do mesmo elemento ou de elementos diferentes e representam a menor unidade fundamental de uma substância química que pode participar de uma reação química e manter as propriedades químicas dessa substância.
Mas, o que interessa é a formação da matéria; isto é, do átomo.
Eu – O nêutron é partícula fundamental?
Chat – O nêutron não é partícula fundamental, é uma partícula composta, formada por quarks, especificamente, um nêutron é composto por dois quarks down e um quark up, mantidos juntos pela força forte mediada por Glúons. As partículas fundamentais, são aquelas que não podem ser divididas em partes menores.
Eu – Proton é partícula fundamental?
Chat GPT – O Proton, assim como o nêutron, não é partícula fundamental. Ele é partícula composta por dois quarks up e um quark down, mantidos juntos pela força forte mediada por Glúons.
Parece-me que estas duas partículas foram formadas objetivando a criação da simulação do átomo. Prossegui perguntando:
Eu – Li em uma revista que a maioria das partículas adquire massa interagindo com o Campo de Higgs. Pergunto: adquirir massa não contraria a Lei de Lavoisier?
Chat GPT – A ideia de que as partículas adquirem massa através da interação com o campo de Higgs não contradiz a lei de conservação da massa de Lavoisier. A lei de conservação da massa afirma que a massa total de um sistema isolado não muda ao longo do tempo, ou seja, a massa não pode ser criada nem destruída, apenas transformada.
No caso da interação com o campo de Higgs, as partículas já possuem energia, mas o campo de Higgs fornece uma resistência ao movimento dessas partículas o que dá a elas a sensação de terem massa. Na teoria, é como se as partículas estivessem se movendo através de um meio viscoso, o que faz com que elas pareçam ter massa. No entanto, a energia total do sistema (que inclui a energia da partícula e a energia do campo de Higgs) permaneça constante obedecendo a lei da conservação da energia. Portanto, a ideia de adquirir massa através da interação com o campo de Higgs não contraria a lei de conservação da massa de Lavoisier.
Eu – Defina as palavras “sensação e parecem” escritas na resposta anterior.
Chat GPT – Claro, aqui está uma definição de cada termo:
Eu – Essas palavras poderiam ser substituídas por “ilusão”?
Chat GPT – Sim, em certo contexto, a palavra “ilusão” poderia ser usada como uma alternativa para expressar a ideia de uma sensação de ter massa ou a percepção de parecer ter massa é causada pela interação com o campo de Higgs. No entanto é importante notar que” ilusão” muitas vezes carrega uma conotação de algo enganoso ou falso, enquanto no caso da interação com o campo de Higgs, não se trata de uma ilusão no sentido de ser enganoso, mas sim, de uma consequência da teoria da Física das Partículas. Portanto, embora “ilusão” possa ser uma palavra substituta em certos contextos, é preciso ter cuidado para garantir que transmita com precisão o significado pretendido.
Eu – Quando perguntei se as palavras sensação e parecem podem ser substituídas por ilusão, você disse sim, com ressalvas. Pergunto: e pela palavra simulacro, no sentido de imagem, estátua, visão, aparência sem realidade, imitação.
Chat GPT – Sim, a palavra “simulacro” pode ser uma alternativa em certos contextos para expressar a ideia de que a sensação de ter massa ou a percepção de parecer ter massa é causada pela interação com o campo de Higgs. “Simulacro” sugere algo que se assemelha a algo real, mas que pode não ser completamente real ou substancial, o que pode se alinhar com a ideia de que a massa “adquirida” pelas partículas através da interação com o campo de Higgs não é uma propriedade, mas sim uma consequência da teoria. Portanto, “simulacro” poderia ser uma palavra substituta válida em determinados contextos, mas também requer cuidado para que transmita com precisão o significado pretendido.
Eu – Defina simulacro.
Chat GPT – “Simulacro” é um termo que se refere a uma imitação, representação da imagem de algo. Pode ser usado em diferentes contextos para descrever uma cópia que não possui a substância ou a autenticidade do original. Aqui estão algumas definições e usos do termo:
Deixo para os leitores concluir se matéria, energia e tudo que nos rodeia são reais ou são apenas simulacros.
Pronto o universo virtual da matéria, fizeram diversas experiências simulando a presença de animais unicelulares nos mares; com o tempo, experimentaram com animais maiores; todos tendo que se acostumar com as leis físicas, químicas e biológicas criadas especialmente para o universo virtual.
Experimentos foram feitos com protótipos de homlnídeos ; finalmente, há dez/onze mil anos os criadores resolveram mandar algumas almas humanas para este planeta.
Fizeram uma triagem e as piores almas foram separadas para serem exiladas.
Para cada alma foi designado um anjo para acompanhá-la, protegê-la e ensiná-la a viver no novo ambiente.
Corpos semelhantes a homens e mulheres aguardavam a chegada das almas.
Anestesiadas, foram transportadas para a nova morada.
Ao chegarem, foram inseridas aleatoriamente nos corpos virtuais.
Estes corpos estavam preparados para usar os cinco sentidos para que as almas pudessem se adaptar a suas novas necessidades: comer, beber, dormir, andar, usar as mãos e tudo o mais.
Foram auxiliados pelos anjos que os acompanhavam.
Não estavam acostumados a carregar um corpo que apesar de virtual, as leis da física, faziam-no parecer pesado.
Com o passar do tempo, foram sendo formados casais entre homens e mulheres.
Os anjos ensinaram-nos a se reproduzirem.
A cada início de gestação de um ser humano, uma alma é inserida no feto (ovo) em desenvolvimento, acostumando-o a viver dentro de um corpo virtual.
Este treinamento dura nove meses.
Quando nascem, são movidos pelos instintos, como ocorre com quase todas as espécies de animais, mas, parte das espécies, logo após o nascimento se põem de pé andando tropegamente, e logo está correndo e pulando. Só dependem do leite materno como alimento. Tem pressa porque a manada tem que migrar em busca de água e comida. Em outras espécies, incluindo o ser humano, o recém-nascido depende totalmente de terceiros, principalmente da mãe.
Os humanos são dependentes até certa idade, de acordo com o desenvolvimento de cada um.
Esta fase é um período de que a alma precisa para se adaptar à nova vida e dura de quatro a cinco anos, e é um treinamento para que nossos sentidos corporais levem nossas almas a acreditar que tudo que nos rodeia são reais, quando não passam de simulações (ilusões).
O que me levou a ter tanto trabalho?
A curiosidade despertada pelas minhas leituras e observações pessoais, que a seguir enumero.
6.1 Fonte: A Essência do C’han
Autor: Venerável Mestre Hsiang Yun
Publicação: I.B. P. do Brasil, Templo Zulai
O autor nos ensina que, de modo geral, DIFERENCIAMOS AS COISAS, ATRAVÈS DOS SENTIDOS.
OS PRATICANTES DO C’HAN LOGO PERCEBEM QUE TUDO NA EXISTÊNCIA É ILUSÓRIO. As mentes comuns são nubladas pelas cinco poeiras (OS OBJETOS SÃO PERCEBIDOS PELOS CINCO SENTIDOS.) e enganadas pela aparência exterior de todos os fenômenos.
Esta é a primeira razão pela qual acredito que a matéria não existe.
6.2 Fonte: O Caibalion – edição definitiva e comentada.
Autor: William Atkinson
Editora: Pensamento
Esta segunda razão é a mais difícil de explicar e de entender. Como acho-a importante, vou tentar.
PRINCÍPIO DO MENTALISMO – O TODO é mente. O Universo é Mental.
O texto que transcrevo talvez seja o que me levou a acreditar que nosso universo material não existe.
“Este princípio contém a verdade de que tudo é MENTE. Explica que o TODO (que é a realidade substancial que subjaz a todas as manifestações e aparências que conhecemos pelo nome de ‘‘UNIVERSO MATERIAL’’; ‘‘FENOMENOS DA VIDA”; “MATÈRIA”; “ENERGIA” E, em suma, TUDO QUE É EVIDENTE A NOSSOS SENTIDOS MATERIAIS, É ESPÍRITO. Que em si mesmo é incognoscível e indefinível, mas pode ser considerado como uma MENTE UNIVERSAL, INFINITA E VIVENTE. Também explica que o mundo ou universo fenomenal (onde vivemos) NÃO PASSA DE UMA CRIAÇÃO MENTAL DO TODO, em suas partes ou unidades. Tem sua essência na mente do TODO, em cuja mente vivemos, nos movemos e temos nossas existências.”
Fracionarei o texto acima para explicar o raciocínio que me levou a concluir que o universo onde vivemos não existe.
– O que é o TODO?
Ousadamente, acho que o “TODO” seria DEUS OU UM COMPUTADOR que cria hologramas que iludem nossos sentidos, para que acreditemos que a matéria existe.
– Por que Hermes diz que tudo em nosso universo material é MENTAL?
Porque tudo só existe na mente do TODO e não materialmente.
– Tudo que é evidente a nossos sentidos materiais é ESPÍRITO. Mas, o que é ESPÍRITO?
Conforme o CHAT GPT, o termo ESPÍRITO pode ter diferentes significados dependendo do contexto. Geralmente, refere-se à parte não material ou imaterial de um ser vivo, associada à mente, à consciência ou à alma. Em um contexto mais amplo, pode também se referir a uma disposição ou energia intangível.
Por curiosidade, consultei meu velho pai (Lello Universal) que foi compilado e impresso na cidade do Porto (Portugal) e não traz a data da impressão mas, como foi adquirido mais ou menos na década de 1950/1960, a compilação deve ter sido feita no início do século vinte ou final do século dezenove. Portanto é bem antigo e a definição de ESPÌRITO é: SUBSTÂNCIA INCORPÓREA: DEUS, ANJOS E ALMAS HUMANAS SÂO ESPÍRITOS.
Mas, onde ficam Deus (computador), Anjos, Jesus Cristo e nossas almas.
Acredito na existência de um Universo que chamarei de Primordial e que é origem de Hermes, Jesus Cristo e das almas humanas. Note-se que Hermes era considerado um semi-Deus e Jesus filho de Deus. Este Universo é infinito (não teve início e não terá fim; é incomensurável (não pode ser medido); é incognoscível (não podemos conhecê-lo); é invisível (não podemos vê-lo).
Acredito que é formado por partículas fundamentais.
Devem existir dois Universos virtuais; um de matéria (U.V.M.) e outro de antimatéria (U.V.A.M.) para onde são degredadas as almas humanas que não conseguem conviver harmoniosamente na sociedade do Universo Primordial.
A existência de dois universos virtuais, cria um paradoxo: Um habitante da U.V.M. chamado Zeca diz: Sou habitante do U.V.M. e o Acez do U.V.A.M.
Acez, por seu lado, diz: Sou habitante do U.V.M. e o Zeca do U.V.A.M.
Quem tem razão?
Os dois.
Como matéria e antimatéria só diferem no sentido dos spins, chamar um ou outro de matéria, é indiferente.
6.3 – O universo fenomenal só tem sua existência na mente do “TODO” e está sujeito às LEIS DAS COISAS CRIADAS.
Esta afirmação parece confirmar que existem um Universo Primordial e outros virtuais; tanto é assim, que o TODO criou leis especiais para a vida nos universos criados.
Cito como exemplo:
6.4 – MEU DEPOIMENTO PESSOAL
Um irmão falecido há décadas, de uma doença incurável (leucemia) procurou uma Igreja da Seicho-No-Ie para uma consulta.
Disseram-lhe mais ou menos o seguinte:
– A doença não existe, pois, a matéria não existe; se a matéria não existe, não pode ficar doente.
Na época, fiquei revoltado pois achei um absurdo falar assim para um doente que procura ajuda para seu problema de saúde. Hoje entendo a filosofia da Igreja.
6.5 – BIBLIA SAGRADA – EVANGELHO JOÃO 18.36
Quando interrogado, Ele (Jesus) fala:
– O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, certamente meus ministros se haviam de se esforçar para que não fosse entregue aos judeus; mas o meu reino não é daqui.
A mim parece que Jesus informa que existem no mínimo dois Universos: o primeiro, o da sua origem (onde fica seu reino) e o segundo, onde encarnou. Chamo de Primordial o primeiro Universo e de U.V.M. o segundo. Acredito na existência de um terceiro Universo, o U.V.A.M. para atender o PRINCÍPIO DA POLARIDADE DE Hermes Trimegisto, que diz: Tudo é Duplo; tudo tem polos; tudo tem seu par de opostos. Semelhante e dessemelhante são o mesmo; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se encaixam; todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados.
6.6 – REVISTAS
6.6.1 SCIENTIFIC AMERICAN-NOV/DEZ/2017; REPORTAGEM: NEUTRINO – A PARTÍCULA MUTANTE-AUTORA:CLARA MOSKOWITZ.
… trilhões de neutrinos atravessam cada centímetro do meu corpo a casa segundo. Quase sem massa, e viajando perto da velocidade da luz, estas partículas fantasmagóricas cruzam os espaços vazios do meu corpo, sem deixar rastro.
6.6.2 SUPERINTERESSANTE (out/nov/2020) Editora Abril
Reportagem FÍSICA QUÂNTICA – ENTENDA DE UMA VEZ – OU NÃO; autor BRUNO VAIANO.
…neste exato segundo há cem quatrilhões de neutrinos atravessando seu corpo sem causar dano algum a você.
Estas duas informações confirmam a existência de um universo primordial (feito
de partículas fundamentais- principalmente neutrinos) e da inexistência dos
nossos corpos físicos que são apenas hologramas.
6.6.3 Outra citação da Scientific
A maioria das partículas adquire massa interagindo com o Campo de Higgs. Este campo que permeia o espaço, está associado ao Boson de Higgs.
Parece que isso contraria a lei de Lavoisier.
Para ser coerente com minha tese, diria que “A maioria das partículas SIMULA massa, fazendo um holograma, ao passar pelo campo de Higgs.
6.6.4 SUPERINTERESSANTE (abril/2018)
REPORTAGEM: O MESTRE DOS BURACOS NEGROS; AUTOR: BRUNO VAIANO
“Em outras palavras, nada impede que tudo o que você chama de realidade seja um grande Holograma.” Que você seja uma manifestação 3D, de carne e osso (ou melhor de matéria e energia) de um programa de computador da natureza – de um punhado de informações que está rodando em uma superfície em 2D, é como se as montanhas, os planetas, as estrelas, os traços de seu rosto, fossem uma grande ilusão projetada por uma Matrix. E a Matrix fosse a superfície escura e lisa de um Buraco Negro.
Parece ficção cientifica, mas é tudo MATEMÁTICA.
Parte 7. – OUTROS INDÍCIOS DE QUE A MATÉRIA É UMA ILUSÃO.
7.1 O que acontece quando perdemos os sentidos?
Tudo passa a não existir. Tudo desaparece.
Somente nossos sentidos podem nos conscientizar do que nos rodeia e o que nos rodeia são as ilusões criadas pelo TODO (Deus/computador).
7.2 Quando sonhamos tudo parece tão real que ficamos felizes, tristes, amedrontados, e somos levados pelo desenrolar da ação.
É como se estivéssemos vivenciando as ilusões criadas pelo cérebro.
7.3 Um viajante no deserto do Saara.
Sem água e temperatura superior a 50 graus Celsius.
Para satisfazer as necessidades do corpo, o cérebro resolve tomar conta da situação e cria a miragem de um oásis logo à frente.
O viajante reúne suas últimas forças e corre em direção do lago salvador e … mergulha de cabeça na areia quente.
7.4 A vida na Terra parece um desenho animado onde o criador escreveu o roteiro, criou os personagens cada um com suas características, o contrarregra criou o cenário, o desenhista delineou o pano de fundo onde ocorrerá a ação.
Os personagens são nossas almas usando armaduras (corpos) que só existem nas nossas mentes e nas daqueles que nos rodeiam.
7.5 COMO NOS CONSCIENTIZAMOS DOS OBJETOS QUE NOS RODEIAM?
Para resolver a dúvida, usarei as definições de três palavras constante em meu velho dicionário Lello Universal.
A primeira é IMPRESSÃO: Efeito produzido nos órgãos dos sentidos pelos objetos exteriores. É o resultado imediato da excitação, isto é, da ação dos corpos exteriores sobre nossos sentidos.
A segunda é SENSAÇÃO: Impressão produzida pelos objetos exteriores, num órgão dos sentidos, transmitida ao cérebro pelos nervos e finalmente percebida pelo eu.
É um estado intermediário entre a impressão e a percepção. É simultaneamente afetiva, quando agradável ou penosa, e representativa, quando ajuda a conhecer o objeto que a produziu.
A terceira é PERCEPÇÃO: Ato ou efeito de perceber. Ação de conhecer, de perceber pelo espírito e pelos sentidos. A percepção consiste, para o espírito, em entrar em relação com a realidade, mais particularmente com os objetos exteriores. A percepção efetua-se com o auxílio das sensações que relacionamos com uma causa ou um objeto. A percepção é, pois, a objetivação das sensações. Esta objetivação necessita de uma série de operações intelectuais (recordações, associações de ideias etc.) e só se obtém progressivamente pela educação dos sentidos, educação que, de resto, se faz nos primeiros meses de nossa existência.
7.6 Se alguém ainda acredita que tudo que chamamos de matéria são mais que um simulacro, tentem demonstrar que existem, sem usar nenhum dos sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato.)
Bem-vindo(a) ao nosso blog de resenhas de livros! Aqui, você encontrará um mundo de ideias, aprendizados e conhecimentos. Somos apaixonados por leitura e acreditamos que os livros são muito mais do que apenas passatempo. É uma forma de obter o conhecimento necessário para a mudança na sua vida.
© 2024 Luyatha